In Notícias30 de agosto de 2023

Encontro on-line aproxima sub-regiões e prepara Assembleia das Igrejas

Na tarde da última terça-feira, dia 22, o Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu um encontro on-line entre o Pe. Leandro Megeto, secretário executivo, com os padres subsecretários das sub-regiões pastorais do Estado de São Paulo.

Os padres Anatoli Gradiski, Márcio Coelho, Luis Gustavo Benzi e Júlio César Fernandes, respectivamente, das sub-regiões Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I (RP I) e Sorocaba participaram do encontro que teve como objetivo a aproximação entre os animadores da pastoral juntos aos bispos paulistas e, ao mesmo tempo, a preparação conjunta da 44ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), marcada para o mês de outubro, entre os dias 20 e 22, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).

Segundo o Pe. Leandro, que assumiu o trabalho recentemente, o encontro foi uma oportunidade de apresentação e partilha que abriu “um diálogo para o trabalho de comunhão e participação em todo o nosso Regional”, disse.

Sobre o conteúdo da reunião on-line, o Pe. Luis Gustavo destacou que foi uma ocasião de reaproximação entre as sub-regiões: “momento de comunhão e partilha de responsabilidades, o que reflete muito a sinodalidade eclesial que estamos vivendo”.

O sacerdote, que é do clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto, explicou que, em sua percepção, momentos como o da reunião on-line, proporcionada pelo Regional, manifesta que o apelo e desejo do Papa Francisco de sinodalidade “têm entrado profundamente na vida e na pastoral da Igreja”.

A colaboradora Mariana Ferigato, do secretariado de comunicação pastoral da entidade, a coordenadora estadual da Pastoral da Comunicação (Pascom), Edite Neves, e o Pe. Tiago Barbosa, assessor, também participaram da reunião on-line.