In Diocese29 de novembro de 2022

Em Assembleia celebrativa, Diocese comemora 70 anos e abre Ano Vocacional

A manhã do domingo, dia 20 de novembro, Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, o santuário São José, de Osvaldo Cruz, acolheu aproximadamente 950 diocesanos para celebrar os 70 anos de criação e instalação da Diocese de Marília.

A Assembleia Diocesana de Marília, corrida no último dia 20 de novembro, contou com a participação do bispo diocesano Dom Luiz Antonio Cipolini, dezenas de padres e diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e de aproximadamente 950 fiéis leigos das 65 paróquias. Os seguidores da plataforma Facebook e YouTube da Diocese também puderam acompanhar o evento na íntegra.

O tema central do encontro que ocorreu no Santuário São José, em Osvaldo Cruz, foi os 70 anos da Diocese, revivendo a história de criação e instalação. Durante o evento, foram apresentados em vídeos que testemunharam a missão evangelizadora no centro-oeste paulista.

As histórias da comunidade diocesana de Marília foram relatadas por Dom Maurício Groto de Camargo, Arcebispo Metrópole de Botucatu, Dom Osvaldo Giuntini, bispo emérito de Marília, Monsenhor Nivaldo Rastel, do clero diocesano, e de Dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano de Franca e natural de Adamantina, filho da Diocese.

Na Assembleia Celebrativa, ainda houve apresentação do Talk Show, “Juntos e Shalom Now”, idealizado pelos jovens Alexandre Ricardo de Oliveira Rocha , da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Oriente, e Vinícius Cruz, da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Marília, numa busca de levar algo novo para a juventude, sedenta de Deus e, no fim, não só a juventude abraçou a causa, todos se divertiram com o momento e recordaram a história.

Para o Alexandre, “como apresentador e idealizador, tendo a missão de usar dessa ferramente nada ortodoxa pra falar de algo tão sacro e importante, que são esses 70 anos da nossa diocese, eu me senti realizado, pelo projeto Juntos e Shalom Now, estar somando com a diocese e, ao mesmo, tempo fui tomado por uma alegria inenarrável, por ter recebido inúmeros feedback positivos com dizeres do tipo: ‘nossa, nesse estilo eu consegui entender super bem a história da diocese’ ou ‘a animação fez até a gente prestar mais atenção’ dentre outros, isso trás uma paz de saber que se está dando tão certo, estamos no caminho de Deus!”.

Para encerrar a cerimônia celebrativa, o bispo diocesano presidiu a Eucaristia e destacou, em sua homilia, as palavras do Concílio Vaticano II e a sua gratidão pelos 70 anos: “a Igreja é o povo de Deus, povo de Deus reunido na unidade da Trindade” e concluiu dizendo que “nesses 70 anos da diocese a palavra que expresso é gratidão. Gratidão a Deus por cada um de vocês leigos e leigas, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, consagrados, juntos nos somos o povo de Deus, e quando nós estamos juntos nós não acertamos sozinhos e nem erramos sozinhos, nós acertamos juntos ou muitas vezes, acontece também de errarmos, mais o Espírito Santo de Deus, a graça de Deus, é que nós une debaixo do reinado de Jesus. Por isso, quero agradecer a cada um de vocês, também aquele e aquelas que já doaram suas vidas aqui na Diocese.”

Duarte a celebração ainda os diáconos permanentes foram homenageados pelo primeiro ano de ministério e as religiosas do Instituto das Irmãs Missionárias dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, de Osvaldo Cruz, realizaram a explicação do cartaz do ano Vocacional, o qual teve abertura nesta mesma celebração.

Para o coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, a assembleia foi avaliada positivamente sendo “bem participada, dinâmica leve e foi possivel retomar alguns pontos históricos importantes na história da diocese”.

Fotos: Roberta Bernardinelli / Paróquia Sagrada Família de Lucelia