In Diocese29 de janeiro de 2020

Encontro Diocesano de Agentes ocorrerá em Osvaldo Cruz

O primeiro evento diocesano no ano de 2020 está agendado para 16 de fevereiro e ocorre- rá na Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística, em Osvaldo Cruz. Na ocasião, será realizado o 37o Encontro Diocesano de Assessores e Agentes de Pastoral da Diocese de Marília.

Segundo o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, este encontro é o que motiva a ação pastoral da Diocese no decorrer do ano. “Ela vai nos ajudar e nortear a atua- lização do Plano Diocesano de Pastoral (PDP), que terá vigência até o final do ano de 2020”, informou.

A reflexão deste ano será em torno das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019-2023. “O subsídio trabalha uma fi- gura de linguagem muito bonita, que é a casa, como ponto de chegada e também de partida. A casa que acolhe, evangeliza e envia em missão”, lembrou o coordenador de pastoral.

De acordo com ele, a partir do PDP, que trabalhou até agora as cinco urgências, fruto das diretrizes anteriores, será refletido sobre como adequar a evange- lização no território diocesano, a partir das novas diretrizes, tendo como base a figura da casa, e os quatro pilares, que são Pão, Palavra, Ação Missionária e Caridade. “Esses pilares que vão nos ajudar a compreender a ação evangelizadora na Diocese pelos próximos anos”, complementou o Pe. Marcos.

Quem é convocado a participar do encontro é o coordenador de pastoral da paróquia e, juntamente com ele, mais quatro agentes de pastoral, que devem estar inseridos na vida da comunidade. Também foram convidados os membros do Conselho Diocesano de Pastoral.

“Tanto o coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) quanto os membros do Conselho têm a missão de motivar a ação pastoral na Diocese. Com base nas reflexão desses participantes, é que será possível atualizar o PDP”, finalizou o coordenador diocesano de pastoral.