In Notícias14 de janeiro de 2024

Fiéis e religiosos se despedem do Pe. Augusto, falecido ontem em Osvaldo Cruz

No final da tarde de hoje, dia 13, em São Carlos (SP), ocorrerá o sepultamento do Pe. Augusto José Canali, CP, falecido ontem na Santa Casa de Misericórdia, em Osvaldo Cruz. Nos últimos anos de vida, o religioso presbítero, da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), atuou como vigário paroquial das paróquias de Osvaldo Cruz, Sagres e Salmourão.

O féretro do Pe. Augusto, antes do translado para o enterro na lápide familiar, junto aos seus pais, foi velado no Santuário Diocesano São José, em Osvaldo Cruz, onde recebeu, desde a noite de ontem, inúmeras homenagens de religiosos, fiéis e munícipes das três cidades onde exercia o ministério sacerdotal.

A Missa Exequial, presidida pelo bispo diocesano de Guarapuava (PR), Dom Amilton Manoel da Silva, CP, marcou a despedida do Pe. Augusto. Em sua homilia, o bispo passionista destacou o carisma de escutar, próprio de seu confrade falecido, de sua dedicação durante toda a vida e, de modo particular, pelo carinho exercido nas comunidades paroquiais de Osvaldo Cruz, Sagres e Salmourão.

Referindo-se ao Pe. Augusto, o bispo de Guarapuava afirmou que “pela causa do Reino de Deus, ele se fez religioso passionista e se fez sacerdote servidor da vida e da esperança”. Dom Amilton ressaltou a grande contribuição que o sacerdote prestou à formação dos religiosos passionistas e também à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) quando, por uma faixa de tempo, na capital carioca, foi diretor de um curso para formadores e provinciais das congregações e institutos religiosos de todo o país.

“Um autêntico passionista, não pelas funções que ocupou na Congregação, mas pelo testemunho da Paixão de Cristo que deixou em todos os lugares”, enfatizou o Pe. Leudes Aparecido de Paula, superior da Província Getsêmani dos Passionistas, ao enaltecer o exemplo de serenidade, envolvimento e escuta do Pe. Augusto.

Após a celebração exequial, o corpo foi levado à cidade de São Carlos, como era o desejo do religioso presbítero. Com comoção e agradecimento, os fiéis, religiosos e clero se despediram do Pe. Augusto.

Representado pelos padres da Diocese, Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo diocesano de Marília, enviou condolências às paróquias administradas pelos passionistas, à comunidade religiosa e aos familiares do missionário, e expressou o luto da Diocese de Marília em respeito ao legado deixado pelo Pe. Augusto, acometido por câncer.

Fotos: Cida Filó I Pascom Osvaldo Cruz