In Diocese, Pastorais12 de julho de 2021

Lideranças pastorais refletem processo de Escuta da Assembleia Eclesial

“Este Processo de Escuta é importante, pois ele nos dá a possibilidade de analisar a nossa realidade, para sabermos como está o nosso processo de evangelização”, explicou o padre coordenador diocesano de pastoral, Marcos Roberto Cesário da Silva.

Na noite da última quinta-feira, 15 de julho, a Diocese de Marília realizou encontro de formação on-line com os coordenadores de cada Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) e com lideranças da coordenação diocesana de pastoral tendo como temática a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.O evento foi realizado na plataforma Google Meet e conduzido pelo assessor diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), Pe. Tiago Aparecido de Souza Barbosa, que ressaltou às 78 lideranças pastorais presentes a importância de que todos participassem do Processo de Escuta, dinâmica que o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) utiliza para entender a realidade da Igreja Católica no continente latino americano e caribenho em preparação à Assembleia Eclesial.

Encontro Assembleia da America Latina Leigos

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe está marcada entre os dias 21 e 28 de novembro e o prazo para que todo o povo de Deus participe do Processo de Escuta é até o dia 30 de agosto via site do CELAM. Para esta tarefa, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, ressaltou que “a nossa Diocese elaborou um material que foi encaminhado para as nossas Paróquias, em respostas às indagações desta Assembleia e, em sequência, será encaminhado para nós um material respondido de cada comunidade paroquial. Este processo de escuta é importante, pois ele nos dá a possibilidade de analisar a nossa realidade, para sabermos como está o nosso processo de evangelização a partir do que foi definido em 2007 na V Conferência Geral de Aparecida. Nos ajudando a saber quais são os passos que demos até aqui, o que temos que renovar em meio aos desafios da realidade atual, como ocorre agora com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)”.

Entenda como participar do Processo de Escuta por meio dos quatro passos de inscrição: