In Diocese11 de abril de 2020

Milhares de fiéis vivem a Paixão do Senhor de suas casas

Durante celebração na Catedral São Bento, o bispo diocesano afirmou que os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente na superação da pandemia, oferecem um testemunho de doação e serviço

Na tarde de ontem, Sexta-feira Santa, às 15h, milhares de católicos acompanharam de seus lares a Celebração da Paixão do Senhor. Tradicionalmente, a ação litúrgica concentra milhares de fiéis nas paróquias espalhadas pela Diocese; neste ano, porém, por conta das medidas preventivas para conter a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19), as celebrações ocorreram sim nas Igrejas, mas de forma privada e de portas fechadas a fim de que o povo fiel acompanhasse de suas casas o rito que recorda a morte de Cristo.

O momento celebrativo contou com a Litirgia da Palavra, adoração da Santa Cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão aos poucos colaboradores que, presencialmente, auxiliaram os padres no decorrer do rito. O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, presidiu a ação litúrgica na Catedral São Bento.

Em sua reflexão, o bispo diocesano falou aos fiéis por meio da transmissão nas plataformas Facebook e YouTube que a Sexta-feira Santa é um dia de jejum, abstinência e também de silêncio que, “nestes tempos de distanciamento social parece ser ainda mais sentido por todos”, ressaltou.

Dom Luiz Antonio explicou a ligação bíblica entre o pecado e a morte evidenciando que “o pecado é contrário à natureza humana e à vontade divina, mas além disso ele é, para nós, o caminho da morte”, e disse que Jesus embora inocente, assumiu até o fim a condição dos pecadores, provando a morte com todos eles, pois “o castigo merecido pelo pecado humano recaiu sobre Cristo”.

Diante da pandemia, o bispo ainda lembrou dos médicos, enfermeiros e profissionais da saúde que correm o risco de contaminação para salvar os infectados. Disse que o testemunho deles “indicam o sentido do mistério da Cruz de Cristo: doação e serviço”, finalizou.

No período da noite, Dom Luiz Antonio e alguns agentes de pastoral da Igreja Catedral meditaram a oração da Via Sacra, que narra os últimos passos Jesus até sua morte por amor ao mundo.

Logo mais, no período da noite, toda a Igreja celebra a Vigília Pascal. Procure o horário de transmissão de sua Paróquia e celebre com seus familiares a alegre espera da Ressurreição de Cristo.

Sexta Feira Santa 01

Sexta Feira Santa 02