In Palavra do Bispo10 de janeiro de 2023

Novo tempo de esperança

Com o início do ano civil, logo nos primeiros dias de 2023, a liturgia da Igreja nos propõe um novo tempo litúrgico: o Tempo Comum!

Após celebrarmos a grande Festa do Natal, somos inseridos no cotidiano da vida terrena de Nosso Senhor para que Ele guie nossos passos e, com Ele e n’Ele, consigamos alcançar a vida de Deus.

Assim, o “comum” deste tempo litúrgico torna-se a oportunidade de nossa união com o Bom Deus. Caminhando com Jesus por meio de seus “encontros” narrados no Evangelho, vamos descobrindo que o extraordinário da graça do Pai ocorre no ordinário da nossa vida.

Quando nos esforçamos para viver bem nosso cotidiano, unindo nossas alegrias e esperanças à Ressurreição do Senhor, bem como nossas dores e frustrações à Cruz d’Ele, vamos nos configurando ao Deus que se fez um de nós e que quer nos conduzir a Ele, fazendo da liturgia da Igreja um meio eficaz que une a nossa humanidade à sua divindade!

Quanta graça, quanto bem, quanto amor podemos colher deste tempo litúrgico que nos presenteia com a união do comum da vida de Cristo ao comum de nossas vidas, levando-nos a desejar a extraordinária festa que no Céu nunca se acaba!

Caminhando com Cristo e fazendo-nos amigos d’Ele, desejo paz e um feliz 2023 aos leitores do Informativo NO MEIO DE NÓS e a todos diocesanos e diocesanas. “Juntos recomecemos a traçar sendas de paz”, como nos orienta o Papa Francisco. Por isso, trilhando o “comum” de nosso ano civil, configurando-o ao “Comum” do tempo litúrgico que nos indica a presença de Jesus em nosso meio, senti necessidade de me dirigir, de forma particular, aos padres que foram transferidos no final do ano passado e que, por esses dias, iniciam nova missão em diversas paróquias de nossa Diocese; e também aos fiéis que, no “comum” de suas comunidades, serão beneficiados com os frutos dos ministérios dos sacerdotes transferidos.

Nas mudanças, procurei respeitar o desejo de cada padre e tomar as decisões em clima de diálogo. Obrigado, padres, pelo sim generoso dado à evangelização. Fazendo de 2023 um novo tempo de esperança, peço aos senhores que exerçam um pastoreio fecundo junto ao povo fiel; como Bons Pastores que são, caminhem com as ovelhas para que elas compreendam, como sugere o Tempo Comum, um crescimento espiritual do Reino de Deus.

Ao mesmo passo, peço aos fiéis que tenham a sensibilidade de acolher com generosidade os padres que estão chegando na firme certeza que eles são, para vocês, a presença do Cristo que, encontrando-os na vida corriqueira, têm a missão de contribuir com a ação evangelizadora.

Em comunhão e oração, faço votos que façamos de 2023 um novo tempo de esperança. Bom ano pastoral a todos!

DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINI
BISPO DIOCESANO