Com o intuito de ser um passeio pela história, as comemorações tiveram dias de preparação com leituras que relembraram as quatro décadas de criação da comunidade paroquial.
Conforme relatado pelo pároco, Pe. Luiz Eduardo Cardoso de Sá, diferente dos últimos anos, o cronograma do dia de São Sebastião foi todo adaptado à realidade da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Com a ideia de ser um passeio na história da comunidade, as comemorações tiveram início no dia 16 com a Santa Missa e benção das chaves das casas e automóveis; a mesma dinâmica ocorreu nas missas do domingo, dia 17; na segunda-feira, dia 18, foi feita a bênção das águas e na terça-feira, dia 19, foram abençoados os alimentos e objetos de devoção. Em cada celebração foi lido um texto no qual se contava um período da história da comunidade que completou 45 anos em 2021.
O dia 20, dedicado ao padroeiro, teve início com celebrações às 6h30 e às 15h. Na sequência, foi realizado uma carreata pelas ruas acolhidas da paróquia e, no período da noite, às 19h ocorreu a Missa Solene do patrono da comunidade.
Em entrevista à reportagem da Diocese de Marília, a jovem Isadora Turatti Duarte, integrante da comunidade paroquial desde a infância, conta como foi a experiência das comemorações com o novo cronograma. “De início fiquei um pouco insegura de ir à igreja para celebrar, devido ao nosso cenário atual de pandemia. Contudo, por ser uma data extremamente importante para mim e minha família, resolvemos participar. Me senti segura quando percebi que a igreja estava respeitando todo protocolo da OMS (Organização Mundial Da Saúde) para prevenção da Covid 19. A experiência de ter vivenciado esta celebração foi de uma imensa importância, pois conhecer a história de São Sebastião e analisar o cenário atual, me deu forças para continuar frequentando a igreja e a esperança de que a intercessão de São Sebastião irá afastar todos os males e doenças”, conclui a jovem.