In Diocese, Região I9 de fevereiro de 2021

Paróquia celebra São Sebastião com adaptações pelo cenário da pandemia

Com o intuito de ser um passeio pela história, as comemorações tiveram dias de preparação com leituras que relembraram as quatro décadas de criação da comunidade paroquial.

A Paróquia São Sebastião, de Marília, celebrou no último dia 20 de janeiro o seu padroeiro.

Conforme relatado pelo pároco, Pe. Luiz Eduardo Cardoso de Sá, diferente dos últimos anos, o cronograma do dia de São Sebastião foi todo adaptado à realidade da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Com a ideia de ser um passeio na história da comunidade, as comemorações tiveram início no dia 16 com a Santa Missa e benção das chaves das casas e automóveis; a mesma dinâmica ocorreu nas missas do domingo, dia 17; na segunda-feira, dia 18, foi feita a bênção das águas e na terça-feira, dia 19, foram abençoados os alimentos e objetos de devoção. Em cada celebração foi lido um texto no qual se contava um período da história da comunidade que completou 45 anos em 2021.

Sao Sebastiao Meio

O dia 20, dedicado ao padroeiro, teve início com celebrações às 6h30 e às 15h. Na sequência, foi realizado uma carreata pelas ruas acolhidas da paróquia e, no período da noite, às 19h ocorreu a Missa Solene do patrono da comunidade.

Em entrevista à reportagem da Diocese de Marília, a jovem Isadora Turatti Duarte, integrante da comunidade paroquial desde a infância, conta como foi a experiência das comemorações com o novo cronograma. “De início fiquei um pouco insegura de ir à igreja para celebrar, devido ao nosso cenário atual de pandemia. Contudo, por ser uma data extremamente importante para mim e minha família, resolvemos participar. Me senti segura quando percebi que a igreja estava respeitando todo protocolo da OMS (Organização Mundial Da Saúde) para prevenção da Covid 19. A experiência de ter vivenciado esta celebração foi de uma imensa importância, pois conhecer a história de São Sebastião e analisar o cenário atual, me deu forças para continuar frequentando a igreja e a esperança de que a intercessão de São Sebastião irá afastar todos os males e doenças”, conclui a jovem.