In Notícias10 de agosto de 2023

Pe. Valdir é velado e sepultado em Adamantina

Missa de sétimo dia, no próximo dia 12, sábado, ocorrerá em Monte Castelo, onde o sacerdote era pároco

Na última segunda-feira, dia 7, a Diocese de Marília velou e sepultou um de seus sacerdotes, o Pe. José Valdir Grisante.

O padre, falecido no primeiro Domingo do Mês Vocacional, dia 6, dedicado à vocação sacerdotal, no último mês de maio, foi diagnosticado com derrame pleural no pulmão direito e, desde então, recebeu pronto atendimento médico em Tupi Paulista e em Dracena, e tratamento especializado em Bauru (SP) e em Marília.

No seio familiar, em seu leito de morte, o Pe. Valdir foi assistido por seus parentes e pelo Pe. Claudinei de Almeida Lima, amigo próximo desde o período de seminário.

Na segunda-feira, o funeral do Pe. Valdir ocorreu nas primeira horas do dia em Monte Castelo, na Igreja dedicada a Santa Cecília, onde ele era pároco e, em seguida, seu féretro foi transladado para a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, em Adamantina, onde, em 13 de março de 1988, recebeu a ordenação presbiteral pelo então segundo bispo diocesano de Marília, Dom Frei Daniel Tomasella.

No início da tarde do mesmo dia, ocorreu a Missa Exequial, presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, com a presença de fiéis, do clero e da família do Pe. Valdir. O sepultamento aconteceu logo após no Cemitério Municipal de Adamantina, num jazigo familiar, junto de seus pais.

No próximo sábado, dia 12, às 19h30, na Igreja Matriz de Monte Castelo, Dom Luiz Antonio vai celebrar com os fiéis a Missa de sétimo dia do Pe. Valdir.

AO LADO DO POVO

Em 1988, após sua ordenação sacerdotal, o então jovem Pe. Valdir escreveu à comunidade paroquial onde exerceu os primeiros anos de seu ministério presbiteral: “decidi entrar para o seminário para concretizar meu enorme desejo de trabalhar para o Reino de Deus ao lado do povo”.

Confira a trajetória ministerial do Pe. Valdir na Diocese de Marília, onde ele dedicou sua vida a Deus e à Igreja:

– De 1988 a 1993, Paróquias de Nossa Senhora da Glória, de Tupi Paulista; São José, de Panorama; Nossa Senhora das Mercês, de Santa Mercedes, e São Pedro, de Paulicéia;

– De 1993 a 2001, Paróquias Sagrada Família, de Lucélia; Imaculado Coração de Maria, de Inúbia Paulista, e Santa Luzia, de Pracinha;

– De 2001 a 2013, Paróquias Santa Genoveva, de Irapuru; e São José, de Flora Rica;

– De 2011 a 2013, Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Pacaembu;

– De 2013 a 2022, Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Inúbia Paulista;

– De 2020 a 2022, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Jóquei, de Marília;

– De 2022 até a sua morte, Paróquia Santa Cecília, de Monte Castelo.

Fotos: Daiane Peixoto | No Click com o Senhor