In Notícias, Região II22 de maio de 2020

Projeto Mesa Solidária gera onda de ações caritativas em Tupi Paulista

“Se você pode doar, doe, se você precisa, pegue” indica a placa que inspirou inúmeros gestos de assistências aos mais necessitados, como a Tenda Solidária que fez doações de máscaras faciais a instituições de saúde e cestas básicas aos mais necessitados

Agentes de pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Tupi Paulista, realizaram a ação intitulada Mesa Solidária que, desde aproximadamente 13 de abril, ajuda inúmeras pessoas carentes.

A ação surgiu na comunidade da Capela Nossa Senhora Rosa Mística, que antes mesmo da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) realiza trabalhos solidários em meio aos mais necessitados. Pelo agravamento do desemprego na cidade, surgiu, então, o Projeto Mesa Solidária. No local, é colado dois cartazes com a mensagem “Se você pode doar, doe, se você precisa, pegue”.

O Coordenador da Capela, Ricardo Ferreira Bueno, afirma que “muitas pessoas foram motivadas com a ideia, e é lindo ver todos formando essa onda de generosidade com tamanho amor ao próximo”. Ele explicou que irmãos de outras religiões e de várias condições financeiras participam da ação e ressaltou que a Igreja continua com a missão confiada por Jesus de ser “sendo o sal da terra e a luz do mundo”.

TENDA SOLIDÁRIA

A equipe do Departamento De Comunicação da Diocese de Marília, averiguou outros casos de ação solidária por parte dos munícipes. Um deles é o das quatro amigas, Maria Torres, Creuza Amorim, Aparecida Gago e Irene Balestra, que ao lado de mais duas companheiras, elaboraram o Projeto Tenda Solidária, que inicialmente confeccionou 100 máscaras faciais; porém, com o desenvolvimento da ação esse número deu um salto para quase 3 mil unidades que foram distribuídas nas instituições de saúde e para outras pessoas que retiraram no local.

A iniciativa também recebeu doações de alimentos que resultaram em 21 cestas básicas para famílias carentes. Porém, a arrecadação foi encerrada pelo aumento de casos de Covid-19 confirmados na cidade.

“Todo esse trabalho foi feito de forma independente, tínhamos o objetivo de poder ajudar as pessoas e fizemos com muito amor e, de certo modo, foi de cortar o coração ter que parar com ele (o Projeto), mesmo sendo o mais seguro a se fazer. Todos nós somos pessoas trabalhadoras com vontade de fazer a diferença, inclusive já deixo anunciado que já estamos organizando o projeto Tenda do Natal”, finalizou Maria Torres, uma das idealizadoras da ação.

Tenda Solidaria 01

Tenda Solidaria 2