In Notícias12 de fevereiro de 2023

Semana de Comunicação marca início das atividades da Pascom em 2023

Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, a Pastoral da Comunicação (Pascom) Diocesana reuniu os responsáveis pelo serviço de comunicação nas paróquias da Diocese de Marília para noites formativas.

Por meio de encontros realizados na plataforma Google Meet, a equipe diocesana da Pascom, on-line, ofereceu a Semana de Comunicação para marcar oficialmente o início dos trabalhos da Pascom na Diocese em 2023.

A tema da iniciativa foi o desenvolvimento dos eixos fundamentais da Pascom, orientados pela Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99).

Assim, a cada noite, um dos eixos foi alvo da reflexão dos agentes de pastoral. A “espiritualidade” foi o eixo da Pascom contemplado na primeira noite da Semana de Comunicação. O Pe. Tiago Barbosa, assessor da Pascom na Diocese de Marília e no Regional Sul 1 da CNBB, desenvolveu o tema a partir da Mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Com o tema “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (Ef 4, 15)”, o texto do Romano Pontífice foi trabalhado para preparar os pasconeiros e pasconeiras para a celebração que ocorrerá no dia 21 de maio próximo.

A segunda noite foi dedicada ao eixo de “articulação” conduzida pelos agentes da Pascom Diocesana, Elton Kawamoto e Juliana Postelhone, ambos de Marília, que exemplificaram trabalhos articuladores de sucesso de algumas paróquias da Diocese.

Apresentando aplicativos e ferramentas que auxiliam os pasconeiros e pasconeiras no trabalho cotidiano da Pascom, o eixo de “produção” foi discorrido no dia 8, quarta-feira, pela agente Gabriely Sakata, de Herculândia, também integrante da Pascom Diocesana.

Na última noite da Semana de Comunicação, liturgia, fotografia e vídeo, no eixo da “formação”, ganharam a atenção dos participantes. A temática foi desenvolvida pelo coordenador diocesano de Pascom e representante da Sub-região Botucatu (SP), Gustavo Uriel.

Em cada noite, cerca de 60 agentes de pastorais participaram dos encontros. Representantes da Pascom das dioceses de Coari (AM), Igreja Irmã da Diocese de Marília, e Assis (SP), também estiveram momento formativo on-line.