In Notícias3 de fevereiro de 2024

Para fortalecer o trabalho com a juventude, Dom Luiz se encontra com os catequistas de Crisma

Nesta última semana do mês de janeiro, de segunda-feira, dia 29, a quarta-feira, dia 31, os catequistas que se dedicam à formação espiritual dos adolescentes e jovens que se prepararam para o Sacramento da Crisma, tiveram um momento especial.

Divididos por regiões pastorais, os catequistas de Crisma tiveram encontros com o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, em Marília, Bastos e Dracena.

Em entrevista, Dom Luiz Antonio relatou que o objetivo dos três momentos foi exercer a proximidade com os catequistas e, ao mesmo tempo, ressaltar a importância deste ministério pastoral para a maturidade de fé dos jovens e para a evangelização na Diocese de Marília. “Muitas ideias foram propostas e acreditamos que o Espírito Santo se fez presente, inspirando nossas ações para o ano de 2024”, afirmou o bispo.

Propostos por ele, os encontros com os catequistas da juventude foram uma resposta à 44ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), ocorrida em Indaiatuba (SP), no ano passado. Na reflexão, motivada pelo Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reuniu bispos, padres e lideranças pastorais do Estado de São Paulo, a Província Eclesiástica de Botucatu, cuja Diocese de Marília faz parte, escolheu o trabalho com os jovens em meio à pastoral urbana como propriedade em 2024.

O primeiro encontro ocorreu na noite da segunda-feira, em Marília, na Igreja Matriz de Santo Antônio. Segundo a coordenadora da Pastoral Catequética da Região Pastoral I, Samia Regina Sigolini Capeloci, da Paroquia São Miguel Arcanjo, a ideia nasceu do coração do bispo e trouxe inspirações aos catequistas: “Dom Luiz nos trás muita sabedoria e simplicidade”.

Na terça-feira, dia 28, foi a vez dos catequistas da Região Pastoral II se reunirem na cidade de Bastos. O coordenador regional, Lucas Augusto Guilhen Murinelli, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Tupã, explicou que a iniciativa demonstrou a preocupação da Igreja com os jovens e, desde a elaboração até a concretização, o encontro foi especial e “dará a todos um novo ardor missionário”, disse.

O ciclo dos encontros teve sua conclusão na quarta-feira, em Dracena. Reunidos no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, “os catequistas se sentiram acolhidos e amados por Dom Luiz”, afirmou Neusa Aparecida Zanon Suardi, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Pacaembu, coordenadora da Catequese na Região III.

Em grupos, nos três encontros, os catequistas refletiram e partilharam com Dom Luiz modos de evangelizar a juventude.

Fotos: Vinícius Cruz I Departamento de Comunicação (Região I); Nelma Roseli Rizzardi Peverari I Catequese Parapuã (II); Pascom Santuário Dracena (III)