In Notícias13 de fevereiro de 2024

Paróquias iniciam a Quaresma com a Missa de Cinzas e abertura da Campanha da fraternidade

Amanhã, dia 14, a Igreja em todo o mundo inicia o Tempo da Quaresma. Diretamente ligada à Páscoa, principal data para os cristãos, o tempo quaresmal configura-se como um momento oportuno de conversão e de mudança de vida por parte dos fiéis, para que encontrem os ensinamentos de conversão do Evangelho de Jesus Cristo e entendam que a verdadeira vida é a espiritual.

Com início por meio da Missa com imposição das cinzas nos fiéis, as comunidades católicas propõem penitência, jejum e oração como pilares da espiritualidade quaresmal. Segundo o assessor diocesano de liturgia, Pe. Bruno Franco de Lima, “a Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de recolhimento e oração, uma oportunidade de fazermos um grande retiro anual, caminhando com toda Igreja”.

Em entrevista, o sacerdote explicou que o uso das cinzas é muito antigo: “o povo judeu já sentava em cinzas como sinal de arrependimento e de volta para Deus. A cinza benta que recebemos sobre nossas cabeças nos faz recordar que somos pó, somos mortais, voltaremos ao pó (cf. Gn 3,19)”.

O assessor de liturgia lembrou que as cinzas, enquanto sacramental, “devem nos ajudar neste caminho de arrependimento dos nossos pecados e desapego das coisas passageiras deste mundo, a felicidade verdadeira está nas coisas do Céu”.

Junto à Quaresma, de modo que a oração e a reflexão proporcione às comunidades paroquiais ações concretas em favor da realidade social, a Conferência Nacional nos Bispos do Brasil (CNBB) motiva a Campanha da Fraternidade (CF) com início também na Quarta-feira de Cinzas.

Em 2024, inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a CF tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).

“Participemos das Missas nas diversas paróquias de nossa Diocese! Busquemos juntos viver a espiritualidade quaresmal na firme certeza de que somos irmãos e irmãs de um mesmo Pai que está nos céus”, afirmou o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, dirigindo-se aos fiéis.

“A CF sobre a amizade social nos convida a voltar nosso olhar para o bem comum”, disse Dom Luiz ao desejar “que possamos juntos, na quarta-feira de cinzas, iniciar em todas as paroquias, a CF, nossa maneira brasileira de viver a quaresma!”.

Confira os horários das centenas de celebrações que teremos amanhã ao longo do território diocesano:

MARÍLIA:

REGIÃO PASTORAL I (exceto Marília):

REGIÃO PASTORAL II:

REGIÃO PASTORAL III: