Projeto paroquial em Quintana eterniza histórias das vítimas locais da pandemia
A ação “Memorial do Coração” homenageia as famílias pertencentes à comunidade paroquial que perderam seus entes queridos pela Covid-19, além de conscientizar os fiéis da importância de seguir os protocolos sanitários.
Com a pandemia, inúmeras famílias foram marcadas com a perda de seus entes queridos e, com o intuito de confortar os corações partidos dos fiéis, surgiu o Projeto “Memorial do Coração”. Uma iniciativa do pároco, Pe. Edson de Oliveira Lima, com o ideal de eternizar as vidas das vítimas na história da comunidade com a arte: “queria expressar de um modo mais afetivo a proximidade da Igreja com as famílias enlutadas. Aqui em Quintana já são quase 30 mortos este ano, são vítimas precoces dessa pandemia. O memorial é uma forma de envolver os que frequentam a Igreja na prece e na oração pelos nossos falecidos e, ao mesmo tempo, uma advertência para manter os cuidados necessários e os protocolos sanitários para salvaguardar a nossa saúde e nossas vidas”.
Deste modo, a execução da homenagem está nas paredes da Igreja Matriz. Para a ação, foi elaborado um cartaz com uma foto do homenageado no qual é contada a sua história. A iniciativa foi consolidada pelo agente da Pastoral da Comunicação (Pascom) paroquial, Allyson Saulo Cabrini, que fez o histórico e o designer das imagens.
A homenagem teve início no domingo, dia 27 de junho, e segundo o pároco, em entrevista, “a recepção desse memorial foi admirável, as famílias e o povo da Igreja se emocionaram muito. Estamos muito surpresos com a afetuosidade dessa recepção”. O Memorial do Coração está em exposição e, até o dia do fechamento desta matéria, não foi prevista uma data para o seu encerramento.